sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Oração de Jesus - o que podemos aprender

I- Introdução

Na noite da véspera de sua crucificação, Jesus ora ao Pai, demonstrando uma intimidade que revela e inspira. Esta oração está registrada no capítulo 17 do livro de João.


II- O relacionamento revelador

Quando Jesus disse que era chegada a "hora", se referia ao momento da crucificação, morte e ressureição para a glória do Pai. Ele já havia anunciado O Reino de Deus, realizado muitos milagres e feito discípulos dentre aqueles que o ouviram e creram.

Em uma passagem bem conhecida Jesus diz: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai a não ser por mim"(João 14:6). Enquanto viveu, Jesus revelou o poder, a personalidade e o amor de Deus para os homens.

Algo em que podemos meditar: Como alguém pode dizer que crê em Deus se não crê em Jesus como Filho do próprio Deus?

No versículo 5 Jesus revela que sua existência precedeu a criação do mundo: "E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse".

No livro de Gênesis 1:26 está escrito: "E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança..." Notem que Deus fala com outra pessoa a respeito do homem. Jesus participou da criação de todas as coisas.

Embora muitos acreditem que Jesus nasceu e morreu como homem comum, as escrituras o revelam como Senhor dos céus e da terra. A sua existência na terra não foi por acaso, houve um propósito de salvar todos que cressem em sua Palavra.

A Palavra de Deus, segundo o versículo 17, é a verdade. E esta verdade santifica e salva, ou seja, separa das práticas pecaminosas do mundo todos quantos nela crêem. Ainda hoje esta Palavra está sendo anunciada para que se cumpra a profecia da volta do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Nesta oração Jesus ora em favor de todos os que: "...pela sua Palavra hão de crer em mim"(Vers.20). Seu pedido é para que todos os que crêem em sua Palavra tenham a mesma comunhão que Ele tem com Deus.


III- O relacionamento inspirador

A vida eterna é muito mais do que existência sem fim. Nesta passagem Jesus nos mostra que ela é uma qualidade especial de vida que algumas pessoas já usufruem. "E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste"(João 17:3).

A glória de Jesus aqui na terra foi fazer a obra que Deus o comissionou a fazer. Nós precisamos honrá-lo continuando esta obra, anunciando o seu Reino e sendo santos.

O Próprio Jesus Cristo se santificava para que seus discípulos pudessem ser santificados na verdade. Isto significa que é necessário que nos separemos das obras injustas deste mundo para que outros também o possam fazer.

Existe uma promessa que diz: "E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo"(Mateus 10:22).

Esta oração é um exemplo inspirado pelo Espírito Santo de como todo pastor, esposo, pai, enfim, todo líder deve orar pelos seus.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Jesus - O Senhor de nossas vidas

I- Introdução

Alguém que falou "como nenhum outro falou" e ensinou com autoridade, realizou milagres de cura e ressuscitou mortos, andou sobre as águas, expulsou demônios e se fez servo em lugar daqueles que deveriam serví-lo. Sim, falo de Jesus!

O seu coração atraiu os humildes, suas mãos levaram os cansados e famintos a um lugar de consolo e descanso, sua palavra alimentava o espírito contrito das pessoas pobres.

"Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum" (Isaías 53:3).

Não foi religião, nem filosofias, nem doutrinas humanas, mas ensinamentos a respeito do próprio Deus que Ele nos deixou.


II- Jesus nos ensinou como devemos amar a Deus

Em Mateus 22:35-36 Ele nos diz: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o primeiro e grande mandamento".

  • Amá-lo de todo o coração - Há um ditado que diz que a boca fala do que o coração está cheio. Quem ama a Deus de todo o coração fala Dele constantemente, agradece a Ele a todo o tempo e medita Nele sempre que pode. Tem no seu coração o melhor espaço reservado a Ele. Em 1 Samuel 13:14 O Senhor diz que Davi era "um homem segundo o seu coração". Não por acaso Davi escreveu parte do livro de Salmos, onde encontramos adoração, louvor e gratidão.

  • Amá-lo de toda a alma - Alma é um termo que deriva do latim "anima", e refere-se ao princípio que dá movimento ao que é vivo. Amar de toda a alma é deixar que o amor de Deus flua através de você. É ser "movimentado" por um princípio de amor incondicional.

  • Amá-lo de todo o entendimento - Amar de todo o entendimento, pressupõe entender a vontade de Deus: para nós, para a família, para a sociedade, para o mundo todo; e levar “cativo todo pensamento à obediência de Cristo” (2 Coríntios. 10:5) e não nos conformarmos com este mundo e suas filosofias diabólicas, mas renovar o nosso entendimento.

O amor não é apenas um sentimento, mas também uma decisão. 1 Coríntios 13 diz: "O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta".

III - Jesus nos ensinou como servir a Deus

"Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom" (Mateus 6:24). Não podemos servir a Deus, presos às riquezas ou bens materiais.

Deus está a procura de pessoas obedientes à sua Palavra e isto exige "viver pela fé". "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele" (João 14:21).

IV - Jesus nos ensinou a confiar em Deus

Em Mateus 6:25-26 lemos: " Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?"

Deus conhece todas as nossas necessidades, e suprirá no tempo devido, a cada uma delas segundo a sua misericórdia e graça.

V - Conclusão

Aquele que falava pela sabedoria do próprio Deus, e pregava com conhecimento da verdade, continua a impactar pessoas por todo o mundo!

Ele disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai a não ser por mim".

Jesus Cristo é O Senhor que vive eternamente! Receba-o como seu Senhor e Salvador!