I- Introdução
Da palavra latina "cruz", vem a palavra "crucial", ou seja, central, importante. E é de fato, num momento importante da história da humanidade que um homem incomum, desprovido de orgulho e imundícies humanas, se entregou por amor, sendo então crucificado.
Jesus estava se colocando no lugar do homem pecador, mas na condição de homem perfeito e justo. Como um segundo Adão, Jesus pagava um escrito de dívida que havia contra toda a humanidade: O pecado foi a herança espiritual deixada por Adão e Eva.
II- A Cruz
Para todo aquele que crê em Jesus Cristo, a cruz é mais que um símbolo a ser levado no pescoço ou pendurado nas paredes da igreja. É o caminho de Deus para salvar pessoas de fé. E neste caminho, podemos aprender a observar a cruz com outros olhos:
A Cruz é símbolo de morte
"E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz" (Filipenses 2:8). Jesus, quando obedecia ao Pai, estava anulando a si mesmo em prol do propósito de Deus. Obedecer aos mandamentos de Deus exige morte de cruz, ou seja, é necessário se expôr como servo de Deus e negar todas as práticas injustas deste mundo: mentira, inveja, hipocrisia, egoísmo, arrogância e muitas outras.
A Cruz é símbolo de separação
João 17:19 diz: "E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade". Não fomos chamados para tornar Jesus Cristo aceitável aos homens, mas para sermos santos, ou seja, separados deste mundo malígno.
A Cruz é símbolo de entrega e não de acordo
Quando Jesus orou ao Pai instantes antes de ser preso, ele disse: "Pai, se possível afaste de mim este cálice, mas que seja feita a sua vontade" (Lucas 22:42). Ele não fez um acordo onde pudesse escolher uma situação ou circunstância na qual fosse mimizada a sua dor. Ele simplesmente se entregou ao propósito do Pai: salvar a humanidade do pecado e da morte.
A Cruz é símbolo de vitória e não de derrota
Em Hebreus 12:2 lemos que Jesus se assentou à direita de Deus, como sendo honrado de glorificado por causa da humilhação e da dor da cruz. Foi na cruz que o nosso Senhor Jesus venceu o pecado e a morte, e ofereceu ao homem uma nova chance diante de Deus.
III- Conclusão
A Cruz tem uma mensagem para nós: estávamos perdidos, condenados a morte pelos nossos pecados. Mas Jesus Cristo, "autor e consumador da fé" (Hebreus 12:2), nos deu liberdade para escolhermos o nosso futuro.
sexta-feira, 21 de novembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário