sexta-feira, 14 de novembro de 2008

O vale de ossos secos

Ezequiel 37:1-14

1 Veio sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos.
2 E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos.
3 E me disse: Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse: Senhor DEUS, tu o sabes.
4 Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR.
5 Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis.
6 E porei nervos sobre vós e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o SENHOR.
7 Então profetizei como se me deu ordem. E houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, cada osso ao seu osso.
8 E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles espírito.
9 E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor DEUS: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.
10 E profetizei como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo.
11 Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; nós mesmos estamos cortados.
12 Portanto profetiza, e dize-lhes: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu abrirei os vossos sepulcros, e vos farei subir das vossas sepulturas, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel.
13 E sabereis que eu sou o SENHOR, quando eu abrir os vossos sepulcros, e vos fizer subir das vossas sepulturas, ó povo meu.
14 E porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra; e sabereis que eu, o SENHOR, disse isto, e o fiz, diz o SENHOR.


I- Introdução

Já reparou como é grande o número de pessoas deprimidas, carentes e pensando na vida como algo sem graça? Geralmente são pessoas atribuladas por problemas financeiros, doenças, dependência química, contendas familiares, e muitos outros.


II- Contexto histórico

O livro de Ezequiel foi escrito para os israelitas que viviam no cativeiro babilônico. Eles estavam atribulados pela situação adversa em que se encontravam, uma vez que foram desobedientes a Deus.

Ezequiel é arrebatado em Espírito para saber que a situação do povo era como que a de ossos secos - "Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; nós mesmos estamos cortados" (Vers. 11).

Então Deus mostra a Ezequiel que, profetizando a toda a nação de Israel, O Espírito de Deus levantaria um grande exército (Vers. 10), traria esta nação de volta a sua terra (Vers. 12) e que reconheceriam a soberania de Deus em suas vidas (Vers. 14).


III- Aplicação pessoal

E não é assim que muitos se vêem hoje também? Olham para a sua família e vêem ela despedaçada. Não passa de um monte de ossos secos. Olham para o trabalho sem esperança alguma. Olham para a sua vida com total desesperança de que haja alguma mudança. Será que Deus quer que enxerguemos as coisas com esses olhos?


IV- Conclusão

O Espírito Santo vem a todo aquele que recebe de coração ao Senhor Jesus em sua vida como seu Senhor e Salvador pessoal. E Deus muda essa vida.

Deus quer te dar uma nova vida. Ele quer colocar o Seu Espírito em ti. Abra o seu coração e convide ao Senhor para entrar. Se você quer uma nova vida, ore: “Senhor, me sinto como um monte de ossos secos, sem vida alguma. Minha vida está arruinada. Mas eu não quero que ela continue assim. E eu creio que essa também não é a Tua vontade. Amém.”

Deus te dará uma nova vida. Mas lembre-se: A nova vida significa também que você vai deixar para trás uma vida de pecados. Você é chamado para andar conforme a vontade de Deus. E você só vai conseguir isto se você buscar a face de Deus diariamente através de oração e leitura bíblica.

Como diz o tema da nossa Igreja para esse ano: Este é o ano da maior colheita de nossas vidas.

Nenhum comentário: